Vamos falar sobre emoções?
- Tatiana Perecin
- 2024-08-16
- Psicoterapia
A terapia nos ensina maneiras novas de lidar com as emoções. Mas você já reparou na maneira “original’ que aprendeu?
Nossa cultura ensina que as emoções são algo etéreo, imaterial, em contraste com o nosso corpo e as coisas materiais, reais. Várias expressões remetem a esta ideia, como dizer que “isso está só na sua cabeça”.
Nada poderia estar mais longe da realidade: essa dualidade não existe! Emoções são estados corporais - mudanças produzidas pela liberação de hormônios, endorfinas, neurotransmissores, na nossa corrente sanguínea e cérebro, quando estamos em contato com certos estímulos. Substâncias químicas e reações envolvendo nossos músculos, batimentos cardíacos, frequência respiratória. O que pode ser mais físico, mais real do que isto?
Nosso corpo foi moldado para reagir assim pela seleção natural. Alguém que fica feliz quando encontra água e comida, e retorna a esses lugares, ou alguém que fica assustado e foge quando encontra um animal selvagem, tem chance de permanecer vivo. Mas imagine alguém que não sinta nada e por isso se mova aleatoriamente, ou pior ainda, que sinta diferente e fuja de comida e retorne ao território do tigre! Emoções são muito úteis para navegar pelo mundo: elas são como os sonares dos submarinos, nos permitindo saber onde estamos e o que está acontecendo.
No entanto, nossas emoções não estão reguladas para o mundo moderno. Por este motivo é preciso fazer ajustes na maneira como interpretamos as mensagens do nosso radar emocional, e como reagimos a elas. Mas o importante a lembrar é que, apesar desses ajustes, emoções são um elemento útil da realidade, e devem ser observadas e levadas em consideração nas nossas tomadas de decisão.
Nos próximos posts vou falar sobre algumas das emoções mais mal interpretadas e mal utilizadas, de acordo com o que eu observo no consultório. Algumas coisas nessa conversa podem te surpreender!
Mas antes, pare um minutinho para pensar: como está a sua relação com suas emoções? E fique à vontade para me mandar seus comentários ou perguntas por whatsapp ou no meu instagram.