Será que eu preciso de terapia?
- Tatiana Perecin
- 2024-08-15
- Psicoterapia
Nem sempre é fácil saber se a terapia pode ser um caminho para nós. Tem gente que fala que todo mundo precisa de terapia; tem gente que fala que terapia é só para quem está louco. Afinal, pra que serve esse processo?
Resumindo de uma forma que é ao mesmo tempo simples e precisa: terapia é para quem está em SOFRIMENTO EMOCIONAL.
É fácil entender por que ela pode ajudar uma pessoa com uma doença mental séria: imagine descobrir que você não pode confiar nos seus pensamentos, sentimentos, ou mesmo memórias e percepções - quanta angústia isso traz. Da mesma forma, as pessoas que estão deprimidas, ou ansiosas, estão em contato com emoções que trazem sofrimento. Assim, se você tem um diagnóstico de doença mental, ou mesmo uma suspeita ainda não diagnosticada, a terapia pode te ajudar a lidar com essa situação.
Mas não só nesses casos: mesmo sem estar doente, se você se sente perdido, sozinho, empacado e cheio de dúvidas, com muito medo ou ansiedade, muito triste, ou se uma morte ou uma perda te trouxe sofrimento, se você sente muita raiva, se você sofre lidando com mudanças, se você não gosta da maneira como lida ou expressa uma determinada emoção, ou se alguma emoção está te fazendo sofrer, a terapia pode e vai te ajudar.
Por outro lado, não, nem todo mundo precisa de terapia. Se você se sente feliz, satisfeito, e realizado a maior parte do tempo, ou se consegue lidar com seus sentimentos ruins de forma tranquila e sem maiores prejuízos, você não precisa de terapia, porque a terapia se destina a ensinar as pessoas como chegar nesse modo de viver que você já conhece.
E agora, você já consegue responder essa pergunta? Será que você precisa de terapia?