Para refletir: Se o sucesso fosse uma certeza, o que você gostaria de começar a fazer/aprender?
Tatiana Perecin
2024-08-20
Psicoterapia
Você já tinha se feito essa pergunta? Ela é importante como uma forma de iluminar os nossos desejos que não estão sendo atendidos pelo medo do fracasso. Quando imaginamos um cenário onde o sucesso é certo, passamos a nos concentrar naquilo que nos atrai, aguça nossa curiosidade, atiça nosso senso de prazer. ⠀ E uma segunda pergunta um pouco mais provocativa: por que você precisa da garantia do sucesso para começar a fazer ou aprender isso?
Puxando do que já foi conversado nas duas últimas postagens: o sucesso eu não tenho como te garantir. O fracasso no começo, por outro lado, é quase uma certeza. Mas quando a gente se dispõe a conviver com ele, aumentamos enormemente a nossa chance de atingir sucesso no futuro. ⠀ Vou aproveitar para dividir com vocês uma história: antigamente eu sonhava em aprender a fazer bolachas decoradas, mas havia feito algumas tentativas mal sucedidas e decidi que aquilo não era para mim (cozinha em geral não é a minha praia). Desisti. Até que um dia, conversando com uma amiga que cozinha muito bem, ela me contou sobre a vez em que encafifou que ia aprender a fazer pé de moleque, e repetiu a receita 18 vezes na mesma semana até sair perfeito. Ninguém na família aguentava mais comer pé de moleque! ⠀ Percebi que ela cozinha bem por não deixa o fracasso inicial impedir que ela aprenda. Voltei para casa decidida a testar a minha receita no mínimo mais 17 vezes. Dez tentativas depois, pimba: bolachas decoradas! Confira os stories dos próximos dias, vou postar algumas fotos delas para que se sintam inspirados a se arriscar!
Gostou desse assunto? Me ajude a levá-lo a quem precisa: compartilhe com aquele seu amigo que precisa de um empurrãozinho!