Já que falamos sobre psicoterapia online, vou compartilhar com vocês algumas dicas sobre como potencializar suas sessões online. Acompanhe:
Internet:
Você vai precisar de um notebook, tablet ou celular com conexão de internet suficiente para realizar chamadas de vídeo, e de um aplicativo que ofereça estas chamadas de forma encriptada. O Whatsapp e o Skype são bons exemplos.
Escolhendo o local:
A escolha do local onde fazer as sessões é importante, pois vai influenciar na qualidade do atendimento e da sua atenção ao processo. Procure um lugar onde você possa ter privacidade. Vale usar a criatividade em casos mais desafiadores (no carro, no banheiro etc.) para garantir sua liberdade de falar sobre o que quiser. Além disso, garanta que o local seja silencioso o suficiente para não atrapalhar a conversa, e que esteja bem iluminado, para o psicólogo conseguir ver bem suas expressões faciais.
Antes da sessão:
Durante a semana que antecede seu atendimento, esteja atento para as coisas que estão acontecendo em sua vida, seus sentimentos e pensamentos. Se quiser, anote assuntos que você quer discutir com seu terapeuta. Considere principalmente aqueles que mais estejam mobilizando sua atenção ou suas emoções.
Durante a sessão:
Garanta que não existam outras coisas competindo por sua atenção: desligue o celular, feche outras abas na internet. Se estiver em casa, avise os outros moradores para não te chamar ou te interromper durante aquela hora. Vale colocar um aviso na maçaneta da porta para ajudar outros moradores mais distraídos.
Para além de tudo isso, lembre-se de que você tem liberdade de conversar com seu terapeuta sobre qualquer assunto, e nessa lista está incluído o próprio processo da psicoterapia. Se alguma coisa estiver te incomodando ou te deixando inseguro, não hesite em trazer este assunto para a sessão. Um bom profissional será capaz de te ouvir e considerar estas questões. Seguindo essas dicas, seu atendimento tem tudo para ser um sucesso!