Ansiedade
- Tatiana Perecin
- 2024-08-16
- Psicoterapia
Hoje, na série sobre as emoções, a conversa é sobre ansiedade. Como lidar?
Basta um google em “como lidar com a ansiedade” e você será inundado por dicas de como diminuir a ansiedade: mindfulness, atividade física, exercícios de respiração, e quando tudo isso falha, medicação. Não que sejam inúteis; às vezes é preciso “acalmar” a ansiedade justamente pra poder “conversar” com ela, e a medicação psiquiátrica, quando bem prescrita, facilita os processos psicoterapêuticos. Mas concorda comigo que evitar uma coisa é diferente de saber lidar com ela? Ninguém se espanta com um domador de leões que só sabe evitar de entrar na jaula…
.
Tentar se livrar da ansiedade pode ser frustrante, porque não “rende”: você respira, medita, corre, respira de novo, mas no minuto em que termina, adivinha quem aparece de volta? Podemos comparar esse esforço com tentar enfiar uma bola numa piscina: você gasta energia segurando a bola debaixo d'água, mas basta tirar a mão que imediatamente ela boia de novo.
Por outro lado, a ansiedade em si não é sintoma de doença mental. Pelo contrário, ela é um sentimento natural, que tem função de alerta: uma garota sente ansiedade andando sozinha num bairro desconhecido à noite. Mas é importante notar que só o perigo não basta, é preciso que exista a percepção de incapacidade de lidar com ele. Sem ela, a ansiedade não vem - o Chuck Norris não se sentiria ansioso andando no bairro do nosso exemplo. No máximo sentiria pena de quem tentasse se meter a besta com ele.
Outra coisa importante: por estar ligada à percepção de falta de repertório, a ansiedade vai surgir quando estivermos tentando algo novo. Ou seja, fica difícil aprender novas habilidades se você não convive bem com a ansiedade. Não existe uma pessoa que não se sentiu ansiosa quando estava aprendendo a dirigir ; um professor que não estava ansioso nas suas primeiras aulas; uma bailarina na sua primeira apresentação. E por este motivo é que aprender a conviver com a ansiedade (ao invés de evitar) é fundamental para ter uma vida plena e cheia de conquistas.
Você quer aprender a conviver numa boa com a ansiedade? Vem pra terapia!